Fonte: Pet Pillow - 16/12/2024
Dezembro é tradicionalmente um mês de celebrações familiares e viagens. Muitas pessoas aproveitam o recesso e as férias escolares para visitar parentes ou curtir destinos turísticos. No entanto, quando os tutores não têm com quem deixar seus cães, gatos ou outros pets, alguns optam por abandoná-los, em vez de buscar alternativas seguras e responsáveis, ou até mesmo levá-los consigo.
Além disso, a movimentação intensa dessa época do ano leva muitos tutores a negligenciar os cuidados com seus animais, contribuindo para o aumento de situações de maus-tratos, como fome, sede e falta de abrigo.
O Dezembro Verde é uma campanha que busca conscientizar e reduzir esses números alarmantes. Hoje, vamos explicar o que é essa campanha, os impactos do abandono e o que você pode fazer para colaborar.
Números preocupantes no Brasil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil. Desses, são 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, o que revela a gravidade desse problema.
O abandono é crime!
Embora a Lei 9.605/98 (artigo 32) não mencione especificamente o abandono, ele se enquadra como maus-tratos e, portanto, é passível de punição. As penas incluem:
A gravidade da pena é avaliada com base no histórico do acusado, na situação do animal e na condução das investigações.
Por que os abandonos aumentam no fim de ano?
Segundo a OMS, dezembro registra picos de abandono, especialmente devido às festas de fim de ano. Muitos tutores viajam para encontros familiares e, sem ter com quem deixar seus pets, acabam abandonando-os.
Alternativas para viajar sem abandonar seu pet:
Como denunciar maus-tratos e abandono de animais?
Se você testemunhar abandono ou maus-tratos, é seu dever denunciar. Você pode:
O Dezembro Verde nos lembra que abandonar animais é uma escolha cruel, mas evitável. Faça sua parte para transformar essa realidade!
O post Dezembro Verde: Combate ao Abandono de Animal apareceu primeiro em Veterinária Pet Pillow.
Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://petpillow.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.