Fonte: Negócios Pet - 21/12/2024
A função exercida pelo representante comercial vai além da venda de produtos, abrangendo a construção de relacionamentos, a promoção das marcas e o fornecimento de feedbacks estratégicos. O trabalho deste profissional é crucial para a dinâmica e o crescimento do setor Pet, que continua a se expandir no Brasil e no mundo.
Dados da ABINPET – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – em parceria com o IPB – Instituto Pet Brasil revelam que no Brasil há em média 1,6 pet por residência. Isso significa que, na maioria das casas brasileiras, há mais de um pet. O retrato da população dos animais de estimação indica um outro importante índice: o do tamanho deste setor. O Brasil figura como terceiro principal mercado, com participação de 4,9%, mantendo essa posição desde 2021. No ano passado, o faturamento no Brasil atingiu mais de R$ 68 bilhões e a expectativa é de que cresça neste ano, cerca de 15%.
Ainda de acordo com dados levantados pela ABINPET e IPB, em 2023, as vendas de produtos do segmento Pet se concentraram em pet shops de pequeno e médio porte (48,8%), seguidos pela clínicas e hospitais veterinários (18,3%), por mega store petshop (9,1%), agrolojas (8%), varejo alimentar (7,5%), e-commerce (6,8%) e outros (1,6%). Neste contexto, a atuação dos representantes comerciais ganha ainda mais importância e as oportunidades são vastas e promissoras. A atividade, reconhecida no Brasil desde 1942, e regulamentada em 1965, tem profissionais especializados em vendas, negociações, acordos e relacionamento entre a indústria e o comércio.
Os últimos meses do ano são uma excelente oportunidade para que estes profissionais ajustem o seu planejamento e se concentrem em entender ainda mais as necessidades dos clientes. É essencial monitorar as tendências e manter-se atualizado sobre o mercado, pois isso permite oferecer soluções compatíveis aos objetivos dos clientes.
A venda não termina no momento do pedido. É preciso garantir que a entrega e a assistência posterior ocorram de forma fluida, fortalecendo a confiança e a satisfação do cliente para futuras negociações. O uso de tecnologia também se tornou uma aliada e há ferramentas que auxiliam os profissionais e os ajudam a organizarem e priorizarem contatos, além de monitorar o histórico de compras e preferências. Por fim, uma preparação financeira é fundamental, tanto para aproveitar novas oportunidades de mercado quanto para iniciar o próximo ano com uma base sólida. Em um mercado cada vez mais competitivo, os representantes comerciais que investem no aprimoramento de suas práticas e no fortalecimento de seus relacionamentos são mais bem preparados.
Tempo de representação: 24 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Avalio a atuação de nós, representantes, como de fundamental importância para a condução dos negócios e, imprescindível, para criar o vínculo entre os fabricantes e varejistas, entregando no mercado, lançamentos, promovendo treinamentos, a evolução e o aprimoramento do setor. Em meio à forte concorrência é preciso realizar um trabalho muito próximo e assertivo no varejo. Estou semanalmente presente para dar o suporte necessário a todos eles.”.
Sandra afirma que o principal desafio da sua atividade está em se manter atualizada em um mercado tão dinâmico, em que tudo muda o tempo todo e as novidades e tendências são constantes. “O setor Pet segue em ascensão, com os consumidores a cada geração ainda mais exigentes, por isso, sigo buscando em meu trabalho a inovação e a atualização profissional para acompanhar a evolução dos tempos”, declara a representante.
Tempo de representação: 10 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Atualmente, sofremos pressoēs de todos os lados. As indústrias e os distribuidores sempre reavaliando o trabalho do representante, têm as metas quase inalcansáveis, as vendas online com muita gente inexperiente se aproveitando desse canal, perdendo margens, além de massacrar os preços, tornando a concorrência acirrada. Muitos entram nessa briga e depois praticam qualquer preço para sair. Nós, representantes, temos que reavaliar para quem estamos vendendo para não alimentar esse ciclo. Devemos usar a nossa criatividade para não perder vendas e buscar nossas metas, sem sacrificar os nossos clientes distribuidores.”
Ubirajara afirma que é preciso estar presente e sempre reavaliar as necessidades dos clientes, sem pressioná-los para não perder a empatia. “Somos consultores dos seus negócios, piscólogos de suas “dores” e apresentamos as novidades e tendências.
Visitamos feiras nacionais, regionais e internacionais em busca de atualização, de novas representadas, novos clientes e tendências. Estamos constantemente criando possibilidades de novos negócios.”
Ainda sobre os desafios de ser representante comercial, o profissional aponta alguns outros como: identificar todos os clientes potenciais dentro e fora da sua área de abrangência, propor espaços para a área Pet e despertar o interesse de private label, associando com produtos para humanos, ampliando SKUs de quem já está em todos os tipos de clientes, de pequenos aos grandes de autosserviço. Para o futuro, Ubirajara pretende continuar construindo bons negócios e criar novas soluções para vender de forma sustentável, sempre alicerçado pela ética, transparência, honestidade e respeito.
Tempo de representação: 28 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos ao empreender no Brasil e, no setor de representações comerciais não é diferente, avalio o segmento Pet como promissor e um dos melhores para se trabalhar.
As perspectivas são de que o mercado se mantenha estável, então, cabe a nós agirmos e nos empenharmos para que possamos atingir os melhores resultados dentro do cenário atual, beneficiando todos os envolvidos, com produtos de alta qualidade e as melhores condições.
Meu desejo é que todos nós, que trabalhamos no mercado de representação comercial possamos cada vez mais prosperar e contribuir para o contínuo crescimento do setor Pet.”
Tempo de representação: 16 anos
Empresas/Marcas representadas:
“O crescimento do mercado Pet é impulsionado pela entrada de novos players, que estão ainda mais estruturados, têm expertise e uma gestão eficiente, elevando a competitividade no segmento. Isso requer dos representantes aprimoramento contínuo em gestão, CRM eficaz e estratégias para que possamos nos manter atuantes, tendo uma participação relevante e atraente. Não basta um representante ligar, enviar mensagens via WhatsApp ou visitar. O diferencial é ir além, oferecendo cursos e ter um sistema de CRM eficiente. No meu caso, por exemplo, os clientes conseguem acessar o e-commerce das fábricas representadas pela minha empresa PG TEM – Produtos PET.”
Patrícia afirma que o principal desafio está em fidelizar os clientes. “No cenário atual, tornar a experiência excepcional é mais do que uma necessidade, é a base da fidelização. Sigo o meu trabalho com muito empenho e dedicação e procuro ser reconhecida no mercado Pet como uma representante ética, profissional e responsável. Trabalho para ter uma reputação positiva, clientes satisfeitos, me diferenciando da concorrência. Com fácil acesso à informação, o grande avanço das tecnologias de comunicação e a alta competitividade, os clientes estão cada vez mais exigentes e corresponder às expectativas deles é a minha missão.”
Tempo de representação: 23 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Somos peça de uma engrenagem. O profissionalismo deve permear em toda a cadeia de negócios. Em meu trabalho como representante busco a reciclagem e a atualização profissional para oferecer o melhor atendimento aos meus clientes, atento às evoluções e tendências.”
Em relação às perspectivas para o mercado de representações e, especialmente, para o setor Pet são as melhores. Mas, de acordo com Ailton, ainda há muitos desafios, como por exemplo, trabalhar o atendimento em diferentes formatos. Se antes as vendas aconteciam de forma 100% presencial, hoje o atendimento pode também ser por WhatsApp, telefone ou videochamada. “O importante é ser versátil, entender o perfil do cliente e atender no formato que ele deseja e precisa.” Ailton pretende seguir estruturando o seu escritório de representação e expandir a sua atuação para o mercado de exportação.
Tempo de representação: 30 anos
Empresas/Marcas representadas:
“O mercado Pet está em plena ‘decolagem’ e é altamente promissor desde que você, como representante comercial, se atualize e tenha boa estrutura administrativa para fazer a gestão do negócio. Ainda há boas oportunidades para os representantes que têm experiência em desenvolver marcas e empresas. As perspectivas são as melhores, apesar de ser um momento político-econômico difícil no País, mas especificamente o nosso mercado Pet tem muito para crescer.
As minhas pretensões quanto ao futuro dos negócios são as melhores possíveis. Desejo que o meu trabalho de representação continue a prosperar, se fortalecer e crescer em volume. É uma grande satisfação trabalhar neste maravilhoso mercado Pet.”
Tempo de representação: 5 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Em 2019 deixei de ser empresário e me tornei representante comercial especialista na área Pet, mesmo descapitalizado, fui buscar negócios na maior feira Pet da América Latina, a Pet South America. Mergulhei “de cabeça”, investi em site, Instagram, adesivei meu carro e tive a ideia de criar no Facebook uma página chamada: “empregos para banhistas e tosadores do RJ”, pois percebi que havia uma grande dificuldade por parte dos lojistas na contratação destes profissionais, me tornei um “RH PET”. Muitas lojas entravam em contato comigo procurando indicação de profissionais, eu não só indicava, mas em muitos casos, fazia também a minha venda. Enquanto uns fazem “zig”, temos que fazer “zag”, é fundamental nos diferenciarmos da concorrência.”
Rodrigo afirma que ser representante do segmento Pet é ter “a faca e o queijo na mão”, mas nem todos tem fome de sucesso. “Na época em que eu era lojista, recebia os representantes e observava que muitos eram simplesmente tiradores de pedidos, não se importavam, sequer, com a aparência e não ofereciam nada de diferente. Quando entrei neste mercado de representação, também investi nos cuidados com a minha aparência e apresentação. São pontos que fazem a diferença no atendimento. E um aspecto muito importante, é ser apaixonado pela que faz, isso faz toda diferença! Minhas pretensões é entregar cada vez mais uma experiência incrível para os meus clientes e resultados extraordinários para as empresas que represento.”
Tempo de representação: 36 anos
Empresas/Marcas representadas:
“Atendo a quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e atualmente o cenário político-econômico vem sendo bastante desafiador. As vendas caíram consideravelmente e os custos subiram. Claro que já havíamos passado por momentos ruins, mas como o atual é a primeira vez! Há muitas empresas novas operando “milagres”, o que desestabiliza o setor de representações.
É preciso ter sabedoria e experiência para administrar tudo isso, sem prejudicar o cliente. Neste cenário não podemos descuidar da qualidade dos produtos que representamos, do atendimento que oferecemos e de tudo que envolve a venda e o pós-venda. Continuarei me doando ao máximo, colocando em prática todo o meu conhecimento e experiência em prol dos meus clientes e do mercado.”
Tempo de representação: 11 anos
Empresas/Marcas representadas:
“A representação vive um momento de expansão no segmento Pet com a entrada de novos playres, fomentando e profissionalizando ainda mais este setor, que claro tem os seus desafios, que eu acredito estão relacionados ao fato de ainda algumas pessoas encararem o representante como um ‘mero vendedor’, sendo na realidade essa apenas uma das diversas funções exercidas.
Sem contar que há um CNPJ por trás, um importante negócio, muito planejamento e um ecossistema a ser operado. Voltando especificamente para o meu negócio, pretendo aumentar a equipe, melhorar meus processos, expandir a área de atuação e talvez agregar mais empresas em meu negócio. Mas, tudo isso só após realizar investimentos em minha estrutura.”
Tempo de representação: 19 anos
Empresa/Marca representada:
“O setor Pet é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, mesmo atravessando um momento econômico turbulento. Além disso, as indústrias e distribuidores buscam profissionais competentes para representá-las. E nós, representantes comerciais, temos que nos preparar, nos capacitar, se quisermos representar as melhores empresas do segmento. Sou otimista em relação ao futuro. Somos o terceiro País com a maior população pet e temos ainda muito a crescer.
Há excelentes empresas e ótimos produtos. O maior desafio é não deixarmos as vendas caírem, trabalharmos juntamente com as empresas representadas e com os lançamentos de produtos, além de oferecermos excelência no atendimento. O propósito é vendermos cada vez mais, impulsionando os nossos negócios e dos nossos clientes, com o objetivo de deixar o consumidor feliz para que ele retorne e compre novamente e ainda indique o produto.”
O post Profissão: Representantes Comerciais apareceu primeiro em Revista Negócios Pet.
Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://rnpet.com.br/"
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