Fonte: Negócios Pet - 15/05/2025
De selvagem, só a aparência! O gato Bengal, ou Gato-de-Bengala, chama atenção por lembrar um leopardo, mas tem temperamento afetuoso e sociável. A raça surgiu nos Estados Unidos, a partir do cruzamento entre um gato doméstico e uma Gata-Leopardo asiática (Prionailurus bengalensis). O objetivo era criar uma linhagem resistente à leucemia felina — algo que não se concretizou — mas o resultado foi um pet exótico e encantador.
Apesar da aparência selvagem, o Bengal é carinhoso e inteligente. No entanto, não é indicado para iniciantes, pois é extremamente ativo, curioso e exige estímulos físicos e mentais diários. Se entediado, pode desenvolver comportamentos destrutivos.
Sua pelagem é uma das mais marcantes do mundo felino, com padrões que lembram o leopardo. As cores oficiais são marrom, prata e neve (esta última em três variações: lynx, sepia e mink). A escovação semanal é suficiente para manter os pelos brilhantes.
O Bengal vive, em média, de 12 a 20 anos, mas é importante estar atento a possíveis problemas como atrofia progressiva da retina, cardiopatia hipertrófica, luxação de patela e displasia coxofemoral. Consultas regulares ao veterinário são essenciais.
Curioso e sociável, o Bengal aprende comandos, adora brincar de buscar e pode até ser levado para passeios com coleira. Seu espírito aventureiro exige casas seguras, sem rotas de fuga e sem plantas tóxicas ao alcance. Se você quer um gato com visual selvagem, energia de atleta e alma de cãozinho, o Bengal pode ser o pet ideal!
Referência: https://www.petz.com.br/blog/gato-bengal/
O post Gato Bengal – Um minileopardo para conhecer apareceu primeiro em Revista Negócios Pet.
Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://rnpet.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.