Mais que uma feira, uma experiência. A EcoFish chega a São Paulo

Fonte: Negócios Pet - 19/05/2025


Foi durante a pandemia que nasceu, em Belo Horizonte, a ideia de criar uma feira que englobasse o aquarismo e os ecossistemas aquáticos. Com o know-how de produzir e montar feiras, Monalisa Rodrigues aceitou a sugestão de um dos sócios do evento e diretor geral da empresa, Rodrigo Andrade – que é aquarista desde a infância – para promover uma feira do setor e, juntamente com os sócios Thiago Marinho, Vinícius Starling, Aluizer Malab e a sua equipe, lançou a EcoFish Brasil.

A primeira edição foi realizada em outubro de 2023. Um evento pequeno, mas que ‘abraçou’ a aquicultura, incluindo toda a cadeia, inclusive hobbistas, além de trazer novos olhares para o setor. “O desenvolvimento dessa feira tornou-se um celeiro de ideias. O mercado nos mostrou o seu potencial. Cada porta que batíamos, abriam-se várias outras. Por isso, já na primeira edição incluímos o universo do mergulho, tivemos a participação de importantes instituições, contemplamos conteúdo acadêmico, gastronomia, artesanato e espaço kids. Realizamos uma feira de experiência e qualificada para quem é do ramo. Foi um sucesso e conseguimos reunir 4 mil visitantes”, recorda Monalisa.

Em 2024, na segunda edição, foi incorporada a pesca esportiva, o laguismo, o concurso de aquapaisagismo, o artesanato que utiliza o couro de tilápia, o peixe de corte e as etapas de sua cadeia produtiva, com foco na sustentabilidade. Com a visibilidade e sucesso do ano anterior, o evento chamou a atenção de instituições governamentais importantes como ADESB, CODEVASF, IMA, PEIXE/MG e Ministério da Pesca e Aquicultura, tendo a participação de palestrantes que são referências e reconhecidos no setor da aquicultura, além do conteúdo acadêmico que ganhou relevância com o apoio da Universidade Federal de Viçosa.

Protagonismo

Em sua terceira edição, a EcoFish Brasil firma parceria estratégica com a Nürnberg-Messe Brasil, deixa Minas Gerais rumo a São Paulo para ser realizada juntamente com a PET South America, considerada o principal encontro de negócios da indústria Pet da América Latina. “Encontramos na Nürnberg o parceiro ideal para abraçar o nosso propósito. O aquarismo vem crescendo no Brasil, além disso, tem relação com o mercado Pet. Ao realizarmos em conjunto com a PET South America a nossa feira ganha protagonismo e novas possibilidades”, avalia Monalisa.

De acordo com a executiva, o fato de os eventos acontecerem simultaneamente será positivo para os dois mercados. O aquarismo poderá atrair novos públicos e expandir a sua presença, como por exemplo, nas pet shops. Por outro lado, o setor Pet terá a oportunidade de conhecer melhor o aquarismo, os fornecedores e esclarecer dúvidas.

Serão mais de 2 mil metros quadrados de área exclusiva dentro da PET South America e mais de 40 expositores. Sob o tema O Equilíbrio, contemplará todo o ecossistema da aquicultura e a extensão dos oceanos. “Novamente o aquarismo é o destaque, mas também estão representados na feira, a pesca esportiva, o laguismo, mergulho e turismo. Convidamos o público da PET South America a visitarem a EcoFish. Este é apenas o início de um movimento que ainda trará outras mudanças que certamente transformarão o nosso segmento”, prevê Monalisa.

Serviço:
EcoFish Brasil Edição SP – O Equilíbrio e PET South America
Local: Distrito Anhembi – SP
Data: 13 a 15 de agosto de 2025
Horário: 13h às 21h
Entrada: gratuita
Texto produzido por Mídia Conecta

O post Mais que uma feira, uma experiência. A EcoFish chega a São Paulo apareceu primeiro em Revista Negócios Pet.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://rnpet.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.