Amantes de gatos consideram os bichanos irresistíveis e a maioria admite que adotaria muito mais gatos do que a própria realidade permite.
Como o critério de escolha deve passar por detalhes como tempo, cuidados com higiene, custos e a própria saúde, já que muitas pessoas são alérgicas aos pelos, optar por um gato de pelo curto acaba sendo a opção perfeita para quem não abre mão da convivência com um pet.
É por isso que neste post vamos listar as principais raças de gato de pelo curto, apresentando algumas características e curiosidades. Acompanhe!
Características dos gatos de pelo curto
Ao longo deste post, você vai perceber que as raças que selecionamos têm características a serem consideradas para todo tipo de necessidade de adaptação. Por exemplo, enquanto alguns são mais sociáveis e têm facilidade para conviver com crianças, outros são mais apegados aos donos e até manifestam sinais de ciúmes e um pouco mais de dependência.
Por isso, mantenha total atenção quanto a esses detalhes, pois eles podem orientar a sua decisão, que tem a ver não somente com a fofura que os bichanos nos despertam, mas também com a sua própria rotina e disposição de tempo, espaço e dedicação exigidos na criação de um novo membro na família.
Agora, sim, vamos aos bichanos!
1. Cornish Rex
Pense na textura do tecido de camurça… Essa é a sensação ao tocar um Cornish Rex. O bichano tem o pelo tão curtinho que muita gente acha que ele é aquele que ficou popularizado na série Friends. mas não é verdade, o da série é o da raça Sphynx e tem zero pelagem.
Mas voltando ao nosso número um da lista, se você pensa em ter um desses, prepare-se para muita atividade na casa. Ele não para de brincar e tem energia para dar e vender! Convive bem com crianças e outros animais.
2. Devon Rex
É outra raça com pelagem muito curta, mas diferentemente do Cornish, o Devon Rex apresenta ondulações. Chama atenção por suas orelhas e olhos grandes, e é muito sociável com humanos, mesmo que sejam pessoas estranhas.
3. Siamês
Um gato bastante conhecido pela peculiaridade dos seus olhos azuis e a coloração da pelagem amarronzada que os ressaltam ainda mais. Quem tem criança em casa também pode ficar tranquilo com essa raça, pois ela costuma ser muito amorosa com os pequenos e geralmente não tem problemas no convívio com outros animais.
4. Pelo Curto Brasileiro
Conhecido internacionalmente como Brazilian Shorthair, após anos sendo considerado vira-lata, há 24 anos, foi reconhecido como raça pela Federação Mundial de Gatos, a World Cat Federation.
Sua pelagem reluz uma variedade de cores, pois o bichano encanta em diversidade malhada, laranja, marrom, cinza… e para cada estilo de pelo, os olhos compõem a harmonização e é impossível não se apaixonar por eles.
De personalidade brincalhona, mia abundantemente e dificilmente tem problemas com crianças e até com pessoas estranhas. Ou seja, é ideal para as pessoas que adoram um entra e sai de amigos em casa. Caso tenha outros pets, também pode relaxar que eles não causam problemas.
5. Oriental Cat
Assim como os demais pets já citados aqui, esse gatinho é bem sociável. Só que tem um porém: não o deixe sozinho por muito tempo. Sabe aquela história de que gato é bicho solto e não tem muito apego? Esqueça! Ele gosta mesmo é de ficar grudadinho. Do contrário, prepare-se para aguentar seu miado constante e interminável.
6. American Shorthair
Também conhecido como Pelo Curto Americano, é uma raça “relax”, muito calma e dócil com cães e crianças. A longevidade é uma das suas características, por ser um gato que dificilmente fica doente, bem como por seu porte atlético e olhos amarelados.
7. Chartreux
Ao contrário do Pelo Curto Brasileiro e do Oriental Cat que se fazem notar por seus miados, o Chartreux é muito discreto e raramente mia. Seu ruído fica por conta do
ronronar, isso sim, ele vai fazer à vontade.
É amável com outros gatos, crianças e cães. Assim, se você é daquelas pessoas que não resistem a cachorros e gatos, não haverá problema ao adotar um Chartreux.
Atenção e cuidados que eles merecem
Higiene
Embora os gatinhos sejam bastante limpos e meticulosos com a própria higiene, é importante cuidar da escovação dos pelos e usar os produtos adequados para o
momento do banho. Sim, é importante dar banho com água e shampoo, na regularidade definida por um veterinário de sua confiança.
Saúde
Assim como nós devemos ter uma periodicidade de ida ao médico para checar se está tudo bem, os bichanos também devem ter uma rotina de consulta veterinária, especialmente para ter orientações mais precisas sobre os cuidados com a raça adotada.
Manter os cuidados preventivos é a maneira mais eficaz de contribuir para a saúde e longevidade do pet.
Necessidades
Como visto, cada raça tem uma característica e, portanto, necessidades distintas. Buscar informações em fontes confiáveis é fundamental para entender o que o seu pet precisa e para atender às necessidades específicas de seu tipo.
Gatos hipoalergênicos
Você sabia que a alergia que algumas pessoas apresentam ao estarem em contato com gatos não tem a ver necessariamente com o
pelo? Uma das principais causas está relacionada à produção de uma proteína chamada Fel d1, mais presente na saliva dos gatos, e que causa inconvenientes como congestão, espirros, tosses, vermelhidão na pele e nos olhos, entre outros.
A boa notícia é que os gatos citados aqui são considerados “hipoalergênicos”, o que se torna uma opção perfeita para quem ama os bichanos, mas sofre com as alergias.
Conclusão
Neste post, você viu que não é preciso abrir mão dos gatos por receio de alergias, por seu estilo de vida ou por outras questões de rotina como a presença de outros adultos, crianças e até mesmo outros animais em casa. As opções de gatos de pelo curto estão aí para você ter um pet para chamar de seu.
Curtiu as raças? Qual você mais gostaria de adotar? Conte para nós nos comentários.
O post Gato de pelo curto: conheça as 7 principais raças apareceu primeiro em Veterinária Pet Pillow.