00
Uma das dúvidas de quem tem um bichano em casa é se gatos sentem frio. Afinal, esses pets dificilmente demonstram que sentem algum desconforto quando as temperaturas estão baixas.
Entretanto, mesmo eles não demonstrando, os gatos sofrem com o inverno. Sendo assim, a atenção com eles nessa época do ano deve ser redobrada. Continue acompanhando o post e anote as dicas para cuidar do seu felino durante as baixas temperaturas. Boa leitura!
Saiba como identificar se os gatos sentem frio
Os felinos têm uma temperatura corporal mais elevada do que a dos seres humanos. Sendo assim, a deles pode chegar a 38° ou 39°. Além disso, eles também preferem ter contato com superfícies mais quentes, como o chão, quando bate o sol, ou motores de eletrodomésticos, por exemplo.
No entanto, nos dias mais frios, as orelhas e patas dos gatos ficam mais geladas. Além disso, o focinho pode ficar mais frio. Portanto, você só vai saber se os gatos sentem frio se tocá-los.
Contudo, se você for um bom observador, pode perceber se o seu gato está com frio apenas observando o comportamento dele. Normalmente, ele vai ficar mais quieto, encolhido e procurar locais quentes, mas que não são convencionais para ele, como, debaixo das cobertas.
Os gatos ficam vulneráveis com a mudança de temperatura
Quando há uma mudança brusca de temperatura, os gatos sofrem com isso. Eles ficam vulneráveis a doenças, como a gripe e a asma felina. Por isso, é importante manter os bichanos bem protegidos.
É importante ressaltar que a atenção deve ser redobrada quando o gato é filhote ou idoso. Afinal, os bichanos mais jovens ainda estão se desenvolvendo e os mais idosos possuem a saúde mais frágil.
Além disso, os gatos da raça
Sphynx precisam de cuidados especiais durante o inverno, já que não possuem pelo e o frio é mais agressivo para eles.
A hipotermia
Infelizmente, gatos que ficam ao ar livre sofrem com o inverno muito rígido, podendo desenvolver hipotermia. Isso acontece quando a temperatura corporal do bichano cai abaixo do normal.
Os sinais de hipotermia em um gato são:
- fraqueza;
- inatividade;
- ficar tremendo.
Se perceber alguns desses sinais, é importante levar o gato ao veterinário ou mantê-lo em um local quente. Isso porque se a temperatura corporal continuar caindo, os sinais vitais do felino param, bem como a sua respiração, podendo chegar a óbito.
Gatos resfriados
Uma das formas de saber que os gatos sentem frio é quando eles ficam
resfriados. Sim, eles também se resfriam, sofrendo com sintomas idênticos aos dos humanos. Alguns deles são:
- produzir mais muco pelo nariz;
- apresenta olhos avermelhados;
- chorar;
- espirrar mais do que o normal;
- ficar mais deitado.
Caso você perceba que o seu gato está resfriado, o ideal é levá-lo a um veterinário. É importante que ele seja examinado por um profissional que passe a medicação correta.
Por mais que os sintomas sejam parecidos com os dos humanos, os remédios que tomamos não podem ser dados a eles. Por isso, o profissional deve avaliar a situação, recomendando o tratamento mais adequado.
Dicas para manter a casa mais aconchegante para os gatos
Se você estava se perguntando se gatos sentem frio, agora sabe que sim. Então, saber preparar o ambiente para que ele fique mais quentinho e aconchegante para o bichano é fundamental.
Separamos quatro dias para te ajudar. Confira:
1.Procure manter o seu gato dentro de casa
Em primeiro lugar, saiba que um gato doméstico deve ficar
dentro de casa. Por mais que o instinto dele seja livre, ao ser criado em um ambiente fechado, ele vai se adaptar àquela realidade e não às ruas.
Comece a repensar como cria seu gato e veja que o bichano, quando fica somente em casa, vive mais. Além disso, quando chegar o inverno, ele não passará frio nas ruas.
2.Se ele quiser, deixe-o dormir com você
Sabemos que muitas pessoas têm alergia ao pelo de animais. Portanto, recomendamos verificar isso antes de deixar o gato dormir na sua cama. Mas se você não tem alergias, experimente convidar e deixar que o seu gato livremente venha dormir em sua cama.
Com certeza, a sua cama será o local mais quente da casa para ele. O seu gato vai querer se abrigar nela quando o frio estiver apertado. Porém, deixe sempre a porta do quarto aberta para que, se ele quiser sair, não encontre dificuldades. Afinal, ele pode querer usar a caixa de areia durante a madrugada.
3.Vista o gato com roupas quentes
Uma boa forma de deixar o seu gato quentinho é vestindo-o com uma roupinha apropriada. Existem diversas opções nas lojas de petshop. Entretanto, há tutores que aprendem a fazer os próprios agasalhos dos seus felinos. Afinal, não é muito difícil.
4.Crie refúgios em casa para o seu gato se aquecer
Os gatos também precisam de lugares próprios para descansar. Por exemplo: uma almofada, cama para gatos ou uma caixinha quentinha. Contudo, no inverno você pode apostar em outros refúgios para o seu bichano. Nos dias de frio, a caixa de transporte dele pode servir de abrigo.
Deixe a caixa no chão com a porta constantemente aberta. Sempre que ele sentir frio, pode ter certeza que ele vai procurar esse novo local. Só lembre-se de colocar uma manta coberta para que a caixa de transporte fique aconchegante e quente.
Conclusão
Agora que você já sabe que os gatos sentem frio, com certeza, vai manter o ambiente mais quente durante o inverno. Entretanto, outros cuidados são importantes, como, vaciná-lo, hidratá-lo e oferecer uma dieta saudável.
Como sempre falamos, se sentir que o seu gato está com algum sintoma ou comportamento estranho, leve-o imediatamente ao veterinário. O cuidado especial com os gatos durante o inverno fará com que eles não sintam tanto frio e passem por essa estação de uma forma mais tranquila e aconchegante.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com um amigo que tem um felino em casa, para que ele também saiba que gatos sentem frio.
O post Gatos sentem frio? Dicas de cuidados para o inverno apareceu primeiro em Veterinária Pet Pillow.